Compartilhar

O Papel de Parede é um revestimento coringa que promove uma transformação em qualquer ambiente de forma simples, sem fazer obras. São um produto conhecido a muitos anos, no entanto, na atualidade surgiram várias variações, o que gera muitas dúvidas na hora de decidir qual comprar.

Pensando nisso, neste post vou responder as 7 perguntas mais comuns sobre papel de parede para você decidir qual comprar sem restar mais dúvidas. Vou falar sobre fatos reais, sobre a minha experiência com estes materiais, sem esconder pormenores.

O que é mais barato: pintura ou papel de parede?

Pintar ou Aplicar Papel de Parede?

Pintar a parede ou aplicar um papel de parede? O que sai mais barato? Estou certa de que você já se fez esta pergunta. No geral, arrisco afirmar que pintar a parede vai sair mais barato, no entanto, você tem que avaliar vários pontos antes de determinar qual vai ser mais em conta no seu caso específico.

Qual a tinta você vai usar? No mercado existem uma infinidade de marcas e qualidade de tinta, sendo algumas bem caras. Você mesmo vai pintar ou vai contratar um pintor? Se for contratar alguém tem que somar o custo do trabalhador. Estes pontos valem também para o papel de parede, tanto o valor como a mão de obra da aplicação, caso for contratar alguém. Consegue perceber o quanto isso pode ser variável?

O ideal é realizar orçamentos e considerar também aquilo que você quer. Prefere pintar e ter uma parede simples ou quer uma parede mais trabalhada e diferenciada?

Uma vantagem do papel de parede sobre a pintura que eu preciso salientar é que, sendo papel de parede adesivo ou vinílico, eles podem ser limpos mais facilmente, ou seja, a tinta, quando vai ficando velha, fica difícil de limpar e, normalmente, é necessário ser renovada, o que torna a pintura mais onerosa considerando a longo prazo.

Qual a diferença entre papel de parede adesivo e papel de parede vinílico?

Diferença entre Papel de Parede Adesivo e Papel de Parede Vinílico

A principal diferença entre papel de parede adesivo e papel de parede vinílico é que o primeiro já possui cola, não é necessário passar cola no papel no momento da aplicação. Já no papel de parede vinílico esta aplicação de cola é necessária.

Se você não sabe ou nunca viu um papel de parede vinílico sendo aplicado é necessário fazer a preparação da cola, que vem em pó, misturando com água. Esta mistura forma uma goma que deve ser aplicada no papel uns minutos antes de aplicá-lo na parede. O papel de parede adesivo, por ser confeccionado em vinil adesivo, já possui cola e dispensa este preparo, é só aplicar diretamente na superfície.

Outra diferença importante a ser citada é que o papel de parede adesivo, como informei acima, é confeccionado em vinil adesivo, que é um produto derivado do PVC, ou seja, ele possui características plásticas e, comumente, é uma película fina.

A aplicação do papel de parede adesivo, obrigatoriamente, deve ser feita com uma pequena sobreposição entre as folhas (uma em cima da outra), evitando assim que as folhas se separem com o passar do tempo, devido a dilatação. Por ser um material pouco espesso, dependendo da estampa, da cor de fundo onde será aplicado, da luz ambiente ou da posição que se olha para a superfície depois da aplicação, pode-se, eventualmente, perceber uma sombra onde os papéis se sobrepõem.

Este não é um problema do papel de parede vinílico que, ao contrário do papel adesivo, não é necessário fazer esta sobreposição, a aplicação é feita, uma folha ao lado da outra, não havendo risco de se ter uma marca depois de aplicado. Além disso, o papel de parede vinílico é, efetivamente, um papel e possui gramatura maior, tornando-o um produto mais encorpado.

Uma característica que difere este dois materiais e que é importante ser citada é que o papel de parede vinílico, em sua grande maioria, possui textura, imitando couro, tecido ou tem a própria estampa texturizada, por exemplo. Já o papel de parede adesivo é sempre liso, sem textura.

Para finalizar a comparação, o papel de parede adesivo, por possuir esta característica plástica, pode ser limpo e pode molhar, podendo ser aplicado em áreas molhadas. Já o papel de parede vinílico, mesmo possuindo uma película protegendo o papel, pode apenas ser limpo, não sendo indicado para locais onde irá receber água diretamente.

É importante salientar que existe também o papel de parede vinilizado, que possui as mesmas características do papel de parede vinílico, no entanto, normalmente o papel vinilizado é liso e não pode molhar ou ser limpo.

Qual o papel de parede mais fácil de aplicar?

Qual é mais fácil de aplicar?
Foto: Pinterest

Acredito que esta seja uma questão que a resposta pode variar pois, o conceito de fácil depende de cada pessoa. Há pessoas que preferem o papel de parede adesivo, por não precisar preparar e passar a cola, acham que isso facilita a aplicação, é um passo a menos. Já outras preferem o papel de parede vinílico pois, por ser um material mais encorpado, fica mais firme na hora da aplicação.

A minha opinião é que ambos necessitam de atenção e habilidades na hora de aplicar. É necessário fazer o alinhamento perfeito das folhas para se ter o encaixe das estampas (continuidade).

Concordo que o papel de parede adesivo é mais maleável, o que pode dificultar a aplicação. Além disso, ele é um material que não se pode colar e descolar várias vezes, caso contrário perde a cola. No entanto, normalmente os papéis adesivos são enviados em folhas iguais, ou seja, é só colocar uma do lado da outra que o encaixe está pronto.

Já o papel de parede vinílico é mais firme e você pode movimentar durante a aplicação pois não seca imediatamente. No entanto, é necessário cortar o papel corretamente, no tamanho certo e já considerando os encaixes de estampa pois, são vendidos em rolos inteiros, o que gera, além de tudo, certo desperdício do material.

Para ambos os casos, para fazer uma aplicação perfeita é necessário usar um prumo, não acredite no alinhamento das suas paredes e, acima de tudo, a prática, facilita o trabalho. Qualquer pessoa que nunca tenha feito uma aplicação, seja qual for o tipo do papel, vai ter dificuldade para fazer a primeira vez.

Quanto tempo um papel de parede adesivo dura?

Durabilidade do Papel Adesivo

Depende do fabricante do vinil adesivo e do cuidado com o produto mas, em média, a durabilidade é bem longa, no mínimo 5 anos em ambientes internos, em abrigo do sol e chuva.

Se você mantiver os cuidados corretos você terá papel de parede adesivo por muitos anos. Os principais cuidados são: não usar produtos abrasivos (somente sabão neutro), não usar buchas e não esfregar (use pano limpo), não aplicar em locais onde tem infiltração e ter cuidados com as emendas, principalmente na hora de limpar. Se aplicar em banheiros, cozinhas ou outro lugar que tenha contato direto com a água, use um selador nas bordas (silicone, por exemplo), para evitar que a água entre atrás do papel, caso contrário, irá soltar.

O papel de parede adesivo é lavável?

Papel de Parede Adesivo Molhado

Sim, o papel de parede adesivo é lavável, pode molhar e ser limpo com pano úmido e sabão neutro. Podem ser aplicados em banheiros, lavabos, cozinhas, lavanderias ou qualquer outro local molhado.

Lembre-se, como informei anteriormente, em locais onde a incidência de água é grande, use um silicone nas bordas para que a água não entre atrás do papel de parede pois, se isso ocorrer, irá soltar.

Outro ponto importantíssimo é aplicar na superfície bem limpa e seca. A sujeira impede a aderência correta do papel adesivo.

Quanto custa o metro quadrado de papel de parede adesivo?

Valor do Papel de Parede Adesivo

O valor do papel de parede adesivo vai depender da loja onde você for comprar. Na loja Parede de Papel, por exemplo, o papel de parede é vendido em folhas e não no metro quadrado. Cada folha tem um valor diferente, aumentando ou diminuindo de acordo com o tamanho da folha. Com isso em mente, o valor do metro quadrado vai depender do tamanho da sua parede.

Então, para se ter um orçamento correto e saber o valor da sua compra, acesse o site clicando aqui e use o calculador disponível. Ele é a melhor maneira de saber a medida que você precisa e a quantidade. Desta forma você consegue fazer um orçamento e assim, saber o valor do metro quadrado que o papel adesivo vai ser vendido para você.

Qual é o melhor tipo de papel de parede?

Mas afinal de contas, qual é o melhor tipo de papel de parede? Depois de ler todo este post, o que você acha? Conseguiu definir qual é o melhor?

Na minha opinião o melhor é aquele que se enquadrar para o seu caso. Por exemplo, se você tem um ambiente molhado, sem dúvida, o melhor e único possível é o papel de parede adesivo. Mas se você está pensando em um local seco onde qualquer um dos dois pode ser usado, avalie as características de cada tipo de papel de parede e veja aquelas que você mais gosta e as que você não gostaria de ter. Veja qual deles cabe melhor no seu orçamento.

No quesito qualidade, tanto o papel de parede adesivo quanto o papel de parede vinílico tem variações de fornecedores e, com isso, possui produtos inferiores e superiores. Vale a pena fazer uma pesquisa e conhecer o material.

Considerando a loja Parede de Papel eu posso dizer que o nosso material é de excelente qualidade se equiparando a muitos papéis de parede vinílicos reconhecidos do mercado.

E aí, gostaram? Consegui esclarecer suas dúvidas? Se ainda tiver alguma, manda pra gente.

Obrigada por ler, até o próximo!

Perguntas e respostas

Artigos Relacionados
Recomendamos para você
Índice
Sobre a loja
Segurança
  • Norton Secured
  • selo
Formas de Pagamento
Credibilidade
Baixe o APP grátis!
Não vai ocupar espaço no seu telefone.